Comentário da ProtectPhone Plus: Mais uma notícia que prova a vulnerabilidade de sistemas abertos como o WhatsApp, já vimos que iOS do iPhone também não é robusto o suficiente para garantir a privacidade nas comunicações. Para empresários que precisam de privacidade e garantia que suas comunicações não serão interceptadas a única opção é utilizar sistemas dedicados como o Smartphone Blindado BlackBerry ou o Sikur GranitePhone.
Um vírus poderosíssimo foi descoberto pelos pesquisadores de segurança do Kaspersky. Ele ataca smartphones do sistema Android e consegue acessar atividades realizadas dentro do WhatsApp, além de ser capaz de ativar recursos do aparelho, como o microfone, para espionar o ambiente em que o usuário se encontra.
O vírus ataca apenas o sistema Android e os principais app de mensagens são vulneráveis.
Chamado Skygofree, o recurso é bastante sofisticado e consegue detectar a localização exata do dispositivo, conectando-o a uma rede Wi-Fi controlada por hackers. A ameaça pode até mesmo acessar a câmera frontal do smartphone para fotografar o rosto de quem estiver utilizando o aparelho.
Uma vez dentro do celular, o Skygofree tem acesso a todas as conversas do WhatsApp, Viber, Facebook Messenger e Skype, mesmo que elas sejam criptografadas. A praga utiliza uma brecha nos serviços de acessibilidade do Android para ter acesso a esse conteúdo.
O malware foi identificado no fim de 2017, mas está em funcionamento, pelo menos, desde 2014. Ele infecta dispositivos a partir da instalação de aplicativos falsos que prometem melhorar o desempenho de navegação. Até o momento, o Skygofree não foi encontrado dentro de apps que sejam vendidos pela Google Play Store, o que atesta o serviço como o mais seguro para realizar downloads de novos recursos.